Cocktail Tecnológico

quarta-feira, outubro 24, 2007

Veículos Eléctricos Híbridos (VEH)


Os Veículos Eléctricos integram duas fontes de energia num único veículo, combinando um veículo a combustão convencional com um veículo de motor eléctrico. A bateria armazena a energia eléctrica produzida pelo motor de combustão, fornecendo-a ao motor eléctrico que a transforma em energia mecânica. O motor de combustão, que tem como fonte um reservatório de combustível, pode accionar o gerador que carregar a bateria ou accionar directamente as rodas.Este tipo de veículos combinam características positivas dos veículos com motores de combustão internas como a autonomia e a disponibilidade de potência, com características de motores eléctricos como menor ruído, gestão da potência, menor consumos e re-aproveitamento da energia.
Tipos
Existem essencialmente três tipos de Veículos Eléctricos Híbridos:
- Série: o motor a combustão acciona o gerador para gerar energia eléctrica, e o gerador pode tanto carregar as baterias ou alimentar um motor eléctrico que acciona as rodas.
- Paralelo: a unidade de conversão e o motor eléctrico estão ligados directamente às rodas do veículo. Normalmente, o motor primário é usado e o eléctrico fornece o extra em subidas, acelerações e outros períodos de maior necessidade.
- Split: Existem também veículos que usam as duas configurações, sendo a primeira para condução na auto-estrada (dado o baixo consumo e a maior eficiência do motor de combustão) e a segunda configuração para condução a baixas velocidades.

» Tecnologia
Algumas das vantagens dos veículos híbridos tem como base as seguintes tecnologias:
- Travagem regenerativa: ao travar o veículo ou em descidas, as rodas passam a fornecer energia ao motor eléctrico, o qual funciona como um gerador fornecendo energia eléctrica às baterias.
- Paragem automática: quando o veículo está imobilizado ao ralenti, o motor desliga-se “consumo 0”, ligando-se automaticamente quando se acciona o acelerador ou engrena uma mudança. A economia de energia e tanto mais significativa quando efectua percursos citadinos.
- Assistência à tracção: no caso de maior necessidade de potência como numa ultrapassagem ou subida acentuada, o motor eléctrico fornece a potência adicional. Em casos de funcionamento em regimes de baixa velocidade, o motor eléctrico fornece toda a energia para movimentar o veículo, uma vez que os motores de combustão interna são menos eficientes nos baixos regimes.

» Vantagens
- Economia de 30% a 50% no consumo de combustível.
- Redução na emissão de poluentes na atmosfera.
- Flexibilidade de usar combustíveis a base de petróleo ou alternativos.
- Redução do ruído
- Maior autonomia

3 Comments:

  • oi!

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    By Blogger Tiago Nené, at 22:44  

  • Não é verdade que existe perda de energia sempre que se tenta converter a energia????
    Quando se converte a energia mecânica produzida com perdas pelo motor de combustão em energia potencial química guardadas nas baterias existem perdas enormes, e depois ainda existe a conversão de energia electroqímica em mecanica com perdas significativas.
    Por favor parem com o projecto de carros hibridos que no fim gastam mais se fossem directamente alimentados por um motor de combustão convencional,nas mesmas condições de potência.
    Pois as baterias são difíceis de reciclar e algumas podemos considerar como parcialmente inreciclaveis. O lixo tóxico que iriamos acumular...
    Temos o carro a hidrogénio BMW serie 7 h mas o preço do hidrogenio é de 8 euros o kg o que tem tornado proíbitiva esta maravilha da simplicidade de um "verdadeiro" hibrido.

    By Anonymous Anónimo, at 21:11  

  • É verdade que existem perdas tal como escreveste. Essas perdas existem em todos os carros e não são aproveitadas. Os híbridos aproveitam a inercia da travagem para gerar energia eléctrica. Nos carros convencionais, toda a energia resultante da travagem é energia térmica que não se aproveita. Os híbridos aproveitam alguma dessa energia e acumulam para poder ajudar o motor de combustão interna. Naturalmente que não são a opção do futuro, mas já existem motores de 1600 a gasolina a fazer consumos de 5L/100 (que é optimo).

    By Anonymous Anónimo, at 13:14  

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